segunda-feira, 5 de julho de 2010

DESAGRAVO AO POVO DE CAMPOS



A mão de Deus ao fazer o mundo foi pródiga com o nosso continente e em especial com o nosso pedaço de chão e mar. Ciente de que apagaríamos o verde das nossas florestas de jequitibás, perobas e jacarandás e toldaríamos as águas dos nosos paraibas e itabapoanas de córregos e nascentes límpídas, reduzindo as possibilidades de muitos, colocou lá nas produndezas dos nossos faróis de São Tome, na natureza sábia que a tudo transforma e não se agride, como alternativa para as nossas escaramuças e bandeiras de descobertas, o ouro negro para acalentar nosso proceder padrasto que desertificou e tornou árido e improdutivo o nosso solo goitacá.


Do nada, nos transformamos econômicamente de uma hora para outra em um riquíssimo emirado guarani. Passados períodos desastrosos como o escravagismo e o exterminio dos nossos guerreiros das matas depois nos encarregamos de expulsar nossos nativos das terras e os jogarmos nas favelas e comunidades desassistidas, o santo óleo que brotava do mar era a esperança para resgatar os açoites e sofrimentos que nossos ancestrais sofreram em seus corpos e almas.

Era tanta riqueza que até uma lei foi necessária para royaltizar a sua abundância e pagar antigas e novas agressões ao nosso sofrido meio ambiente. No entanto,o homem, seja caboclo, índio, mameluco, que é o mais importante ente nessa natureza boa e mãe, não tem sido alcançado com esse novo eldorado de riqueza farta.

E por ser muita que dava até pra ter uma professora em cada casa, um médico ao lado de cada cama e duas ocupações bem remuneradas como alternativa para a escolha de cada ser que entra no mercado laborial a sua procura.


Mas não é isso que a população vê. Ainda existem salas vazias de quem ensina e daqueles que querem aprender. Quem tem a dor e a enfermidade procura sua cama nos postos e hospitais e ali não acha muitos dos remédios para sua dor e quando encontra um leito, muitas vezes aquele é o último de sua vida desassistida a ficar pelos corresdores cheios de sofrimento e dor entrelaçada por mangueiras e macas de longa esperas. Quando não é dessa forma, muitos, principalmente os mais jovens,vítimas da violência, estocam com suas vidas as estatísticas dos óbitos produzidos pela crescente ausência de oportunidades dignas para um cidadão que encontra em atividades ilícitas uma alternativa de trabalho.


Por isso, nesse dia, aqueles que tem a responsabilidade de administrar os governos e o bem público, independente dua sua sigla partidária ou ideologia precisam, além de novos juramentos e procedimentos, devem fazer ecoar aos cantos e ventos um retumbante grito de desagravo e um pedido de desculpas ao povo de Campos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Felix peça desculpa muitas vezes. Lembra-se no final da campanha seu (O MELHOR E A AUTERNANCIA DE PODER).Como alguem pode querer altenar iguais com iguais.

João disse...

Belo texto Felix Manhães, porém para mudar esse estado de coisas, temos de nos mobilizar. E você sempre foi um guerreiro. Tenho certeza portanto que você irá abraçar está causa com entusiasmo.

Acredito que seja o momento de se tentar agregar todos aqueles que discordam de como Campos foi gerido nos últimos anos e oferecer a sociedade um candidato que represente a mudança e a quebra da continuidade desse grupo, que está no poder a vinte anos. Para que isso ocorra será necessário que os partidos e as pessoas se dispam de suas ambições de grupo ou particulares, para se unirem entorno de uma candidatura democrática, pluripartidária e que represente os reais interesses da sociedade campista.
Alguns irão dizer que o inicio dessa discussão é prematura, porém não é, porque caso o TSE confirme a cassação de Rosinha o tempo determinado, por eles, para a nova eleição, vai ser extremamente curto, o que inviabilizaria a discussão de um nome de consenso, entre a sociedade e as forças que desejam mudanças.
Portanto, acho que todos que defendem uma nova opção para Campos devem sair de suas “áreas de conforto” e iniciarem a discussão de uma candidatura de consenso e suprapartidária.

Unknown disse...

Felix, segundo o blog Planície Lamacenta, alguns dirigentes partidários tomaram a iniciativa de se reunir para tentar montar uma proposta comum para as possíveis próximas eleições. Espero que essa iniciativa seja para valer. E que realmente esses dirigentes deixem de pensar em seus interesses particulares ou de seus grupos e pensem na cidade em que nasceram e moram.
Não vamos repetir os mesmos erros do passado, (a 3ª via, por exemplo), em que todos propunham uma proposta em comum e a união dos partidos desde que o candidato a prefeito fosse ele ou o seu companheiro do partido.
Sugiro que esse debate seja levado à sociedade campista, e junto com ela se monte um programa comum a todos (partidos e sociedade) e o nome do possível candidato saia desse fórum. Esse candidato deve estar acima dos partidos e ser uma referencia de integridade e honestidade, além de ter o compromisso com a transparência e de compor o seu governo de acordo com a competência das pessoas e não através de cotas partidárias ou para agradar vereadores adesistas e muito menos a família e a sua patota de puxa-sacos.
Estamos aqui, esperando os próximos passos para ver se esse movimento é sério ou é mais um que surge para tentar ludibriar os incautos e decepcionar os campistas. Torço para que não seja.

felixmanhaes disse...

Caro João, obrigado pela visita. Excelente. Essa é a forma ideal para se achar um bom projeto e um bom nome que possa materizalizar essa proposta nas urnas, caso se confirme a necessidade de uma nova eleição. No entanto, como esse filme já rodou na nossa cidade, lá na frente um ingrediente pode azedar uma empreitada dessa magnitude. Quem vai botar o sino no gato. E quem vai abrir mão em nome de alguém? Afinal, o projeto tem que ser bom, o nome melhor ainda, desde que seja o de cada um. Vou ficar na torcida e tomara que dessa feita seja diferente. Se precisarem dessa singela ajuda, estou à disposição. A vantagem é que eu não sou candidato a nada.

felixmanhaes disse...

Meu caro Amaro, obrigado pela sua visita. Estamos na torcida e pronto a aderir, caso seja pra valer!

Seguidores

Quem sou eu