quarta-feira, 28 de julho de 2010

DOENÇAS NEUROMUSCULARES E DEGENERATIVAS


A deputada Cida Diogo promoveu nesta segunda-feira, dia 26 de julho, uma audiência pública com o Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes. Na pauta esteve a condição dos serviços de saúde estaduais para atendimento de pacientes de doenças neuromusculares degenerativas. Alguns portadores também participaram da audiência.
“Sinto que demos o pontapé inicial para sacudir o estado do Rio e mostrar nossa realidade. Montar um programa de prevenção é muito mais vantajoso e econômico do que promover assistência adequada aos doentes crônicos. Acredito que as coisas vão tomar um caminho excelente”, disse a portadora Maria Clara Migowski, que participou do encontro.
- A audiência foi muito boa: o secretário entendeu que o Rio necessita de um programa que tenha começo, meio e fim. Precisamos de referência médica, hospitalar, técnica e assistência adequadas. As doenças neuromusculares degenerativas dificilmente terão cura. Elas afetam toda parte muscular, principalmente os músculos pulmonares, dificultando a capacidade respiratória dos pacientes, argumentou Cida Diogo.
O secretário Sérgio Cortes determinou a criação de uma câmara técnica coordenada por alguns portadores. A primeira reunião desta câmara será realizada num prazo de 15 dias e terá a participação de representantes do programa de saúde desenvolvido em Belo Horizonte (MG), estado de referência nacional.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu