terça-feira, 21 de outubro de 2008

ASSUMINDO UMA POSIÇÃO



Quem acompanhou através da imprensa e do meu blog, nos últimos 15 meses, é testemunha da minha opinião, apesar das frustrações, sobre partidos políticos e sobre política.
Disputei uma eleição interna dentro do PT, contra companheiros com mais tempo de estrada e com maior visibilidade, no entanto com métodos não muito republicanos para celebrar essa disputa. Mas, apesar das adversidades e com o apoio de companheiros, consegui produzir 11 cadeiras no Diretório Municipal, sendo 2 delas na Executiva, da qual sou Secretário.
Participamos das articulações para a implementação de uma candidatura própria do partido para as eleições de 2008. Mas, fomos vencidos pelos companheiros que conspiraram contra esse projeto, porque haviam escolhido para si e a sua ansiedade, um atalho para chegar à Prefeitura, sem sequer se importar com que parceiro faziam essa aliança e sem convencer a não ser a si próprios da nobreza dessa motivação. Mas esses fatos fazem parte da história do Partido e ficam por conta dos militantes, filiados e da própria sociedade o julgamento deles.
No próximo dia 26, a população de Campos dos Goytacazes estará decidindo o futuro da nossa cidade para os próximos 4 anos. Inevitavelmente, 4 situtações se apresentam diante de nós.
Para os que estão decepcionados com o atual modelo de gestores públicos que administram a nossa cidade, talvez seja melhor pagar a multa e nem comparecer à sua seção para votar.
Uma outra alternativa que está sendo muito discutida nos últimos dias na cidade e na rede blog, é o voto nulo, que ao meu ver, não vai alterar o resultado das outras duas que restaram porque vai vencer o 12 ou o 15.
Apesar de terem a mesma origem no Movimento Muda Campos, em algum momento da política essas pessoas se dividiram, por motivos sabidos e múltiplos e hoje se encontram em cenários diferentes e divergentes. Mas o momento exige de nós uma opção e, seja qual for teremos o aplauso ou a crítica.
Como nós temos uma cidade, cujo orçamento na relação recebimentos e compromissos é o maior do Brasil, quem assumir a partir de 1º de janeiro vai ter a chance de fazer de Campos dos Goytacazes, o que não foi feito pelos atuais gestores, apesar dos recentes e polpudos recursos dos royalties, um modelo dessa gestão para o restante do país, o que dispensaria a utilização de qualquer marketing ou marqueteiro para fazer alarde desse feito.
Ficar em casa e pagar a multa, está em desacordo com o que penso da política. Anular o meu voto, ainda não fui convencido dessa alternativa. Aí, sobraram as outras duas alternativas. Votar no 12 ou no 15.
Acredito piamente no instituto da alternância do poder, onde quem sai terá que repensar o seu modo de gerir a coisa pública e quem entra em seu lugar terá que proceder melhor que o seu antecessor , sob pena de ser vítima dessa própria alternância.
Nesse momento, fiel a coerência que mantive ao longo desse período, e olhando as propostas dos dois candidatos, declaro o meu voto a Rosinha porque acredito na exequibilidade dessas propostas e na eficácia dessa alternância de poder.
Como legítimo representante da oposição dentro do Partido dos Trabalhadores, tomo essa atitude à revelia da "democracia de convencimento" desse grupo que "aprovou" a aliança e dos métodos administrativos internos e arranjados que conseguiram inovar. Fatos esses que sequer ensejaria passar pelas suas cabeças uma atitude incoerente e retaliadora em relação a minha postura e autofágica, levando-se em consideração os procedimentos desse grupo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Félix, parabéns, gosto de quem assume posições. O momento está a exigir.

José Carlos Azir

Anônimo disse...

Eu votei na Odete. No segundo turno cheguei a pensar em votar nulo. Félix, você tem razão. A Odete já ficou no primeiro turno, agora é a hora de fazer nova experiência. É como diz o próprio Arnaldo, quem não fez, perdeu a vez. Vou experimentar a Rosinha, mas Governadora, faz uma favor, se a senhora vencer vê-se moraliza essa Cidade imunda.

Anônimo disse...

Félix, voce não o Balanço Geral, mas EU TÕ CONTIGO 15

Anônimo disse...

cara! cada vez mais, me orgulho de ser seu amigo.parabéns pela sua inteligência e coragem. por motivos de saúde não pude ir votar em vc, mas foram 150 votos realmente conscientes. me escreva. de qualquer modo campos terá uma renovação. antes eram os homens que mandavam nessa cidade, a partir de janeiro será uma mulher e quem sabe se a sensibilidade feminina não vá dar a campos o que campos merece? parabéns desse que torce por vc e toda sua família.confesso que estou completamente decepcionado com as decisões do pt. abraços desse seu amigo,
roberto fonseca.
me mande e-mail.

Anônimo disse...

Só falta agora colocar sua roupinha rosinha e andar pelo calçadão (arrume uma bolsinha também).
O pmdb será o seu novo partido e, o garotinho o seu chefinho ???
Parabéns por sua "inteligente" posição neopeemedebista !!
Você vai pedir para sair do PT como o outro ou vai querer ser expuolso ????
O PT não precisa dos seus (100) votos.

Anônimo disse...

ESSE GAIATO QUE NÃO SE IDENTIFICA, DEVE SER UM DAQUELES QUE ESTÃO DOIDINHOS PARA PARTICIPAR DA BOQUINHA SE O IMPOSSÍVEL ACONTECER (O MAIOR LADRÃO DE CAMPOS SE ELEGER). Amigão, deixe o pt te expulsar com expulsou a heloísa helena e outros que mantiveram aquele discurso de mais de 25 anos.Ou então pega o boné e se livre dessa curriola e vai para o psol. O pt de campos deveria pelo menos, se preocupar com os aposentados e pensionistas que a cada ano ver diminuído seu poder aquisitivo ao invés de fazer coligação com à corrupção. parabéns pela sua coragem.
seu amigo- roberto degas.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Quem é esse "anônimo" para falar em expulsão?
Que moral ele tem?
Vão expulsar Neinha, presa na "Telhado de vidro", cujo processo está engavetado na comissão de ética local?
Vão expulsar também os ministros da Articulação que sabotaram a candidatura defendida pelo DM de BH?
Vão expulsar os "desmemoriados" petistas cariocas que se prestam a fazer a campanha do verme Eduardinho Paes no Rio depois da atuação deste fedelho na CPI dos Correios?
Vão expulsar os petistas de Macaé que receberam nas urnas a resposta pelo apoio a Riverton com a vitória do Danilo Funke?
Vão expulsar os mensaleiros da Articulação?
Ora, então mostre a cara e deixe de bravatas.
Se tiverem "cojones", mande seus chefetes abrir os processos.
Estou doido para apresentar estas questões em instâncias partidárias!

Anônimo disse...

Parabéns Félix, sabia e corajosa decisão.

Não estamos no momento de ficarmos em cima do muro, Campos precisa mudar, ainda que Rosinha não represente uma mudança integral, certamente vai mudar essencialmente o atual e nefasto sistema de corrupção, de apadrinhamentos e de prepotência que vigora hoje na prefeitura.

Ela significa o primeiro passo, para uma reflexão ainda maior e para o surgimento de condições que podem proporcionar nos próximos anos uma mudança mais profunda na nossa cidade.

Com boas propostas e não mirabolantes, com bons argumentos e sem bravatas, com humildade e sem arrogância ela conquistou meu voto, não irei me iludir e sim cobrar uma mudança na PMCG, sinto me feliz só em vislumbrar o fim da "boquinha" e como petista, fico contente em saber que ainda temos quadros no partido que não trocaram seus ideais por meia duzia de cargos na prefeitura.

Muda Campos; Rosinha Sim! Porque Campos Precisa de Todos Nós!

Anônimo disse...

Lamentável sobre todos os aspectos o advogado de Arnaldo Vianna, André Ávilla, tentar enganar os ministros do TSE e, principalmente os eleitores de Campos, ao afirmar em rede nacional pela TV Justiça que o candidato do PDT teve mais votos do que a Rosinha no 1º turno, quando a ata da Justiça Eleitoral em Campos confirmou que Rosinha teve 118.245 votos e Arnaldo Vianna 108.210 votos.
Outra inverdade é o advogado de Arnaldo Vianna argumentar que as contas da verba federal não foram prestadas porque o então prefeito foi afastado do cargo pela Justiça e que depois de deixar a prefeitura foi sucedido por adversários políticos.
Ora, todo mundo sabe que Arnaldo Vianna só ficou algumas horas fora do cargo por determinação judicial e que os dois prefeitos que o sucederam foram os candidatos apoiados e do grupo político dele: Carlos Alberto Campista e o atual prefeito, Alexandre Mocaiber.
Agora, Arnaldo Vianna mentiu, pelo menos três vezes no debate: disse que o TSE o absolveu; disse que não era testemunha de seu ex-procurador-geral Alex Pereira Campos, que está preso em Bangu 8 desde o dia 11 de março, após a Operação Telhado de Vidro; e mentiu quando disse que Garotinho e Rosinha não colocaram água em Travessão de Campos quando foram governadores porque não quiseram, quando na verdade desde 1998, um ano antes de Garotinho assumir o Governo do Estado, o ex-prefeito Sérgio Mendes, este mesmo que aparece na TV pedindo votos para o 12, entregou de mão beijada a concessão de água do município à Empresa Águas do Paraíba, excluindo Travessão da obrigatoriedade da empresa (Águas do Paraíba) em levara a água para o distrito.
O 12 é o partido que usa a mentira como a sua principal arma na campanha.
O eleitor não é bobo!

Anônimo disse...

Parabéns Félix, pela demonstração de atitude que um ser humanpo como você teve. Já o conheço de nome na imprensa e no seu blog e essa sua atitude não é de agora. Lembro que você foi contra a aliança com Mocaiber e depois contra a Aliança com o Arnaldo e isso eu sei que não é uma questão pessoal e de birra política. Na minha avaliação e sei que na sua também é que os fatos estão muito claros e esse grupo que hoje domina em Campos não está tendo a responsabilidade de tomar contra da cidade. E se não tem essa competência, o melhor e passar a bola para outro. Vou votar, também, na Rosinha porque ela representa a verdadeira mudança. Vou votar e depois vamos cobrar dela.Quanto ao PT, você demonstrou que não se vende em troca de algum carguinho da Prefeitura como a banda podre do Partido fez. Não acredito que eles tenham peito para te expulsar porque eles não tem as mãos limpas para fazê-lo.

Ana Paula

Anônimo disse...

Caro Félix

Acompanho seu trabalho pela imprensa em prol de um PT decente - do qual sou simpatizante e eleitor, porque voto em Lula desde 89, só não votei em 2002 porque queria ver um campista presidente da República. Então, parabenizo-o pela opção. Não sei se Rosinha será aquilo que ela promete (seu programa de governo é muito bom), mas entendo que mais importante hoje para Campos é tirar essa turma braba que infesta a prefeitura da nossa cidade de ladrões e oportunistas, os mesmos que não conseguem explicar onde enfiaram quase R$ 7 bilhões de royalties do petróleo. Vamos tirar Arnaldo/Mocaiber/ Graciosa/ Quintanilha/Alex/ Chico e outros. Depois, se necessário, vamos fazer oposição a Rosinha. Felicidades. Renato.

Anônimo disse...

Félix, como ex-funcionário da área de telecomunicações também, te parabenizo pela coragem e pela humildade em reconhecer as falhas do partido e depositar esta esperança que todos nós, igualmente a você estamos depositando em Rosinha.

Parabéns, é de pessoas assim que precisamos na política, para podermos mudar o que já é "quase imudável".

Anônimo disse...

Felix Manhães

Antes de tudo parabéns, por sua atitude de externar a sua opinião e o seu voto.

È assim que deveria funcionar a democracia.

Todos nós temos o direito de termos a nossa opção. Infelizmente, porém, não é assim que está agindo a maioria dos blogueiros.

Eles se colocam como imparciais e dispostos ao debate, mas colocam a moderação em seus blogs (é bom registrar, que é um direito que eles têm), com a justificativa de evitar agressões e acusações indevidas (que também é real).

Porém, devido à necessidade de controlar essas pessoas, que não sabem o que é democracia. Os titulares de alguns blogs, bastantes visitados, aproveitam essa necessidade, para fazer censura prévia, só liberando os comentários que são favoráveis ao seu candidato, e que ele não teve coragem de assumir de público.

Essa postura, porém, está acarretando descrédito a rede, como uma fonte de informação livre, aberta as várias correntes de pensamento e de debate democrático.

A radicalização do segundo turno, desnudou e deixou transparecer a posição autoritária, antidemocrática e de dono da verdade e da virtude, de muitos donos de blogs, inclusive o mais famosos da cidade.

Lamento essa postura, por acreditar que os blogs foram à maior novidade surgida nos últimos tempos, por possibilitar e democratizar a discussão de qualquer “coisa”, permitindo que todos participem dando as suas informações ou fazendo os seus comentários.

Estou colocando isso para reflexão de todos, responsáveis por blogs e aqueles que participam lendo e comentando, para que esses erros não se repitam no futuro e que se criem mecanismos para evitar excessos, para que não haja necessidade de acionar a moderação.

Antes que alguém diga que este meu comentário é tendencioso ou favorável a alguma candidatura, informo que no primeiro turno votei em Odete e no segundo vou votar nulo. E acho que as duas opções que se apresentaram para o segundo turno, são vinagre da mesma pia, como diria Sérgio Diniz.

Não importa qual seja o vencedor as práticas, os vícios e a corrupção será mesma, só mudando os atores e talvez nem todos.

Anônimo disse...

correção

"são vinagre da mesma pipa", como diria sérgio Diniz.

Anônimo disse...

Não quero polemizar com ninquem muito menos com você Félix, uma pessoa que admiro e respeito muito: mas como vivemos em um pais democrático as divergencia são "feridas" saudaveis eu declaro votei na Odete porque ela sim é uma nova alternativa.No segundo turno voto e re comendo a todos votem em Arnaldo, ele não éo melhor e mais honesto político,mas fez muito por Campos e como morada de Guarus posso atestar o que falo:Hospital,a Reforma do Sandú,etc,etc...Infelizmente a Rosinha veio a Guarus inaugurar a Casa de Cústodia fala sério!
Arnaldo tem erros eu sei que e muitos erros,mas será que Rosinha pode jogar a
primeira pedra?
Fala sério será que ela é a nova experiencia para Campos o grupo a qual ela pertence foi oque gerou Arnaldo, Mocaiber etc...
Eles criam uma nova escola mas foram alfabetizados pelos mesmo profesores.
Félix um abraço e com todo respeito um beijo no seu coração e viva a democrácia!
RANZINZA POLÍTICA

Seguidores

Quem sou eu