quinta-feira, 30 de outubro de 2008

AUMENTO DAS APOSENTADORIAS





Como já mostramos neste Blog, um assunto de interesse dos aposentados que ganham acima do salário mínimo e também dos servidores públicos, que tem o teto dos seus benefícios regulados também pelas normas do INSS. está acontecendo nesta semana em Brasilia. O Congresso Nacional volta a analisar o Projeto de Lei n. 58/2003, do Senador Paulo Paim (PT-RS), que trata do do aumento das aposentadorias e pensões do INSS.

Desde 1991, Fernando Henrique desviculou esse aumento do salário mínimo. Sem esse disvinculação , o teto desses benefícios chegaria hoje aos 4.150, contra os atuais 3.038. Além disso, os atuais valores recebidos acima do mínimo, sofreria aumento de acordo com a data da concessão do benefício.

Esse projeto está sendo votado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e já tem parecer favorável do seu relator Expedido Junior (PR-RO). Como não há recurso na Comissão, ele segue direto para votação na Câmara dos Deputados. Também você, servidor público, seus interesses também estão nas mãos desses Deputados. É que o atual teto dos seus benefícios são os mesmos do INSS.

Para se ter uma noção, um trabalhador que aposentou em 2000 com 8.7 salários mínimos, hoje está ganhando 4. 2 s m. Para quem tem a mínima capacidade de raciocínio, chegará à conclusão de que em um breve espaço de tempo ele estará ganhando 1 salário mínimo. Se o salário mínimo atual correspondesse ao que é defendido pelo DIEESE, tudo bem só que está nivelado por baixo. Portanto, bloguistas ligados a alguns deputados federais da nossa região, vamos pressioná-los para que zelem pelos nossos interesses. Afinal, para issos eles foram eleitos.
Para se ter uma noção, veja no quadro acima a evolução dos preços dos alimentos nos últimos dez anos.

Vamos usar a internet e passar e-mails para eles e, caso votem contra os trabalhadores, vamos denunciá-los, mesmo que sejam do nosso partido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este assunto deveria ser matéria de pauta da rede blog. Nela tem alguns que já estão aposentados e os outros, um dia irão se aposentar. Parabéns pelo lembrete. Vou passar um e-mail para o deputado em quem eu votei, o Chico d'Angelo.

Pedro Sérgio

Seguidores

Quem sou eu