terça-feira, 28 de outubro de 2008

A NOVA CÃMARA DE CAMPOS


Começaram os entendimentos para definir não só a nova Presidência da Câmara, como também a bancada que vai dar governabilidade a Prefeita eleita. Nesta nova composição da Câmara, será identificado se avançamos, ou não na questão da autenticidade daqueles que irão nos representar, ou se a "ideologia" de alguns muda ao sabor dos "acordos" para formarem a bancada de apoio.

Aliás, para a nova Prefeita, que terá no "laboratório político" de Campos, a chance de alçar vôos mais altos dos já conquistados , seria interessante que a mesma contasse tão somente com a maioria simples e com aqueles que mais se afinassem com as suas propostas. Na atual edição, dos 17 vereadores inicialmente só três eram oposição, terminando com apenas dois, enquanto os outros davam a "governabilidade" ao atual Prefeito e o resultado não foi bom, tendo como referência os últimos fatos.

De preferência que ela deixasse que uma oposição numéricamente importante se formatasse, até para que esse laboratório tivesse os mecanismos de vigilância e produção de resultados autênticos que realmente alavancasse substancialmente esses seus novos projetos para além dos próximos 4 anos. Não precisa temer, o melhor aliado com que ela pode contar é o povo. É só aparecerem os médicos nos ambulatórios, os remédios não se perderem nos caminhos entre a Secretaria e o Postos de Saúde e o Portal da Transparência venha demonstrar claramente que os recursos, e aí se incluem os do FUNDECAM, estão a produzir oportunidades para todos os campista, esse povo certamente estará ao seu lado.

A nova Prefeita está com tudo nas mãos. Carisma, experiência, força eleitoral que as urnas lhe conferiram e um orçamento que é o 6º maior do País. Só depende dela e é claro que esse resultado muito nos interessa, tamanha a precariedade de políticos que temos no cenário local, estadual e nacional, onde a saúde continua enferma, a educação está abaixo dos índices ideais e quase sempre repete de ano e a violência e o tráfico nos espreitam, à nossa porta, hoje passando a ser ocupação laborial para muitos jovens que precisam entrar no mercado de trabalho, por falta de outras alternativas proporcionadas pelos Governantes.

Além disso, com a eleição da Rosinha, alguns Vereadores que seriam adesistas ao continuimo, serão obrigados a se transformarem em aguerridos opositores, sob pena de serem esquecidos pelo eleitorado.

Cabe também à sociedade cobrar desses novos vereadores o cumprimento das suas obrigações e a rede blog, com a sua capacidade de mobilidade e de conteúdo na missão de formação de opinião, de forma organizada também se engajar nesta tarefa, deixando de lado picuinhas do passado já que afinal de contas quer queiramos ou não ela é a Prefeita de todos nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Belissimo artigo, parabens!
Realmente, uma oposição, lúcida e inteligente é necessaria, para cumprir com seu papel,fiscalizar o governo.
A nossa prefeita tem uma função maior, além de ser uma excelente gestora, ela deve resgatar valores a muito esquecidos em Campos, esta eleição demonstrou o quanto estamos desesperançosos em relação aos nossos administradores e o quanto estes que se comprometem a nos administrar, vem tratando a ''coisa'' pública, sem o menor respeito,ética ou compromisso coletivo. Depositei todas as minhas fichas, na Rosinha, pois sempre acreditei em seu modelo social de gestao.
Temos, uma chance de recomeço. espero que todos os campistas busquem fiscalizar o governo, seja atraves das sociedades civis organizadas ou pela ação individual. Espero que nos libertemos dos grilhoes da corrupção que a muito no ata e de agora para frente, vacinados, possamos impedir que o desgoverno, atinga o ponto que hoje estamos.
NOS TEMOS A FORÇA!

Anônimo disse...

Meu caro Félix Manhães, gostaria de ver a atuação dos vereadores eleitos ligados a Mocaiber/Arnaldo Viana, principalmente o ligado ao seu partido o PT. Agora, mano, ele vai ser obrigado a fazer oposição à Rosinha, porém com todo o cuidade, já que ele foi secretário de Petróleo e Gás do Mocaiber e foi eleito, dizem, sob os auspícios do atual Prefeito. Portanto, todo cuidado é pouco, senão vai ser pedra jogada para cima, pode cair na cabeça.

Seguidores

Quem sou eu