quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MEIO AMBIENTE E AS MULTAS, PRA QUE SERVEM?


Em março de 2003, aIndústria Cataguases de Papel liberou 1,2 bilhões de litros de resíduos tóxicos no córrego Cágados, que atingiu o Rio Pomba em Minas e chegando ao rio Paraiba do Sul, ocasiando um grande desastre ambiental. Naquela ocasião, uma pesada multa foi aplicada, tendo os diretores da aludida indústria sido responsabilizados criminalmente. A primeira vista, se imaginou que, apesar dos transtornos e estragos, nós dificilmente veríamos novos desastres acontecerem.

Mas, para desagradável surpresa, vem agora a Indústria Química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense e lança 1,5mil litrros de pesticida (Endosulfan) no Rio Pirapetinga e que acaba de chegar a cidade de Campos dos Goytacazes, outra vez através do Rio Paraiba do Sul, gerando mais uma vez um estrago enorme ao meio ambiente e um grande transtorno à população do norte e noroeste fluminense, com a suspensão da captação.

A informação é que o acidente foi em decorrência de uma falha no descarregamento do produto na Indústria. E mais uma vez vez a FEEMA e aplica a multa de 33 milhões de reais. Ao olhar o quadro terrível dos peixes morrendo nas águas do Paraiba e antevendo os grandes e insanáveis prejuizos e o anos que a natureza levarápara se recuperar, fica a seguinte indagação. Para que servem essas multas, se esses recursos não vão contribuir para uma fiscalização preventiva não só nas indústrias que margeiam o Paraiba do Sul, como também um intercâmbio com outros órgãos afins em outros Estados, se aquela multa que ocorreu em 2003, no caso da Indústria Cataguazes de Papel, de nada valeram? Com a palavra os responsáveis pelos órgãos de fiscalização já que o prejuizo já sabemos que ficaram para o meio ambiente e para nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

É companheiro tá dificil. Multas qual a empresa que tem medo de multa, vivemos em mar de corrupção que é tão ou mais nefasto para o nosso país que este pesticida que foi lançado em nosso rio Paraíba, podemos enumerar:
.Sonegão Fiscal
.Derespeito aos Direitos Trabalistas
.Derespeito à Natureza
A Felix já que a multa humana não resolve nada à Natureza multa e multa pesado vamos ao cálculo da multa : Aquecimento Global+ Enchentes + Desmoronamentos + Mortes de Inocentes = CAOS TOTAL
RANZINZA POLÍTICA PASSOU POR AQUI.

Seguidores

Quem sou eu