quarta-feira, 21 de abril de 2010

FRAUDE NA DATAFOLHA


O Datafolha alterou, de forma dramática, a proporcionalidade dos eleitores que entrevistou nas suas pesquisas de intenção de voto realizadas em fevereiro e de março. O instituto de pesquisa reduziu a quantidade de entrevistas no Nordeste e aumentou em São Paulo, o que favoreceu o candidato José Serra. A imprensa não fala nada sobre essa fraude, uma vergonha! Mas os internautas de todo o Brasil estão cumprindo o papel de informar a população, resgatando a verdade.(Clique na imagem para ampliar)
A imagem acima é dos próprios relatórios divulgados pelo Datafolha, que podem ser acessados nesses links:
http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_01032010_tb2.pdfhttp://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/int_voto_pres_29032010_tb2.pdf
O blog Guerrilheiro do entardecer fez seguinte levantamento:
Em fevereiro, na divisão por regiões do país, o Datafolha entrevistou o percentual de eleitores relacionado abaixo:
Sudeste – 40,9% (o correto seria em torno de 42%);
Nordeste – 28,7% (o correto seria em torno de 29%);
Sul – 14,6% (o correto seria em torno de 14%);
Norte/Centro-Oeste – 15,8% (o correto seria em torno de 15%).

O que se conclui destes dados acima é que o Datafolha respeitou, na sua pesquisa de fevereiro deste ano, a proporcionalidade da população brasileira. O instituto entrevistou um número de eleitores, em cada região do país, que respeitou a divisão da entre o Sul, Sudeste, Nordeste e o Norte/Centro-Oeste. As diferenças não chegam a 1%, o que é irrelevante do ponto de vista estatístico.
Mas na sua pesquisa de março, o Datafolha modificou, radicalmente, o percentual de eleitores entrevistados em cada região do país, desrespeitando totalmente a divisão da população brasileira entre cada uma delas. Duvidam? Então, vejam como o Datafolha dividiu (proporcionalmente) os eleitores entrevistados, em cada região do país, na sua pesquisa de março:
Sudeste – 61,2% (o correto seria 42%);
Nordeste – 18,4% (o correto seria 29%);
Sul – 11,6% (o correto seria 14%);
Norte/Centro-Oeste – 9,2% (o correto seria 15%).
Portanto, na pesquisa de março o Datafolha aumentou fortemente o percentual de eleitores pesquisas na região Sudeste, que foi de 61,2%. E a imensa maioria destes, 48,1% dos eleitores pesquisados a nível nacional (2001 eleitores), eram paulistas. E 26% dos eleitores entrevistados no país inteiro eram da cidade de São Paulo (1081 eleitores).
Ao mesmo tempo, a participação dos eleitores das demais regiões foi bem menor do que seria o correto, principalmente no caso do Nordeste, que teve apenas 18,4% de entrevistados quando o correto seria 29%. O Norte/Centro-Oeste foi outra região com uma sensível diminuição do percentual de eleitores pesquisados.
Comparando-se as duas pesquisas, temos:
Fevereiro/Março:
Sudeste – 40,9%/61,2% (aumento de 49,6%);
Nordeste – 28,7%; 18,4% (redução de 35,9%);
Sul – 14,6%/11,6% (redução de 20,5%);
Norte/Centro-Oeste – 15,8%; 9,2% (redução de 41,8%).

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu