sábado, 16 de maio de 2009

LULA RECEBE PREMIO DA UNESCO


Deu no Blog do Fábio Siqueira (Comentários Cotidiano) Direto do site da UNESCO:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido nesta quarta-feira, 13, para receber o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008, da UNESCO. A cerimônia de premiação está marcada para julho.
Ao anunciar a decisão, o integrante do júri do prêmio e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou: “Decidimos conceder o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil, por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.
Criado em 1989, o prêmio homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO. Além de Mário Soares, também integram o júri personalidades como o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger, presidente do grupo, e o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.
Entre os nomes já homenageados pelo prêmio estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, o presidente senegalês Abdoulaye Wade e os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari. Muitos dos premiados pela UNESCO receberam, posteriormente, o Nobel da Paz".

NOSSO COMENTÁRIO

Aos poucos, esta casta elitista e raivosa vai ter que reconhecer e engolir. É possível, e aí está. Lula, um líder político oriundo da vontade dos movimentos sociais chegou ao poder e deu certo. Basta olhar a economia,resistente às crises e à CRISE, atinge patamares muito mais sólidos, sem equecer da produção de uma rede de proteção social. A atuação livre da imprensa, mesmo aquela que constrange ao revelar nossos equívocos, porém a produzir seus efeitos de pautar a condução de parlamentares e do parlamento. Mesmo assim continuam à vontade para desentulhar projetos de reformas que estão parados no Congresso, como a reforma política. Além disso, as instituções nacionais, principalmente o Ministério Público e a Polícia Federal vigilantes, continuam a se fortalecer na defesa dos interesses da sociedade e há todo um clima de que outros bons ventos soprem no sentido da melhoria da qualidade do país e dos nossos habitantes. Até porque alguns tabus estão sendo quebrados, como a questão da habitação nacional, hoje chegando a índices singelos em relação ao resto do mundo, mais importantes em relação ao nosso passado. Subimos, segundo especialistas de 3 para 15% Sabemos que os Estados Unidos e a Europa esse índice chega a mais de 50%, porém em relação a outros países estamos avançando, e bem. Por isso, e em nome disso, nada mais justo esse prêmio. Os críticos mais severos devem estar bufando com esse reconhecimento mundial. E olha que não é nenhuma agência tupiniquim de pesquisas ou outro organismo que distribui títulos de melhores disso, melhores daquilo, não. Hoje temos um Presidente que se senta na primeira fila, na frente de grande líderes mundiais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Félix, você já se inscreveu no blog dos desocupados? Você é aposentado, falastrão, tem poucos votos?

felixmanhaes disse...

Lá vai, "a verdade em primeiro lugar". Sou desocupado. Reclamo muito, por que os caras tão levando tudo que é de todos. Quanto aos votos, os 150 que tive, mesmo sendo múltiplo de ciquentinha, se você olhar no seu dna, não vai encontrar emendas na Fundação Zumbi dos Palmares, Campos Luz, e outras fontes indeclaráveis na prestação de contas.

RANZINZA POLÍTICA disse...

Desocupado é esse mané, que invade essa postagem tão bacana pra falar merda.

RANZINZA POLÍTICA disse...

Esse premio demonstra para todo o mundo, um operário que apesar da descrença de muitos chegou a presidencia e faz um bom governo, com todo respeito , isso é um tapa na cara da eleite.

a hiena disse...

Vá em em frente, Félix, sacode a árvore que eu cato os frutos, mano!!!

Arquivo do blog

Seguidores

Quem sou eu