quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Qual será o compromisso a ser assumido?


Logo, logo, vão acontecer as solenidades de posse dos novos vereadores eleitos. Qualquer leigo, por menor que seja a sua capacidade de analisar o processo eleitoral sabe que em qualquer cidade do país, para se eleger vereador, o item principal nesse projeto é o recurso financeiro. Não aquele que aparece oficialmente nas prestações de contas, que nem sempre corresponde à realidade de toda a movimentação durante a campanha, envolvendo cabos eleitorais, combustível, mídia, gráficas e principalmente o que ocorre no dia da eleição. A constatação é que qualquer um candidato que optar pela garimpagem do voto ideológico vai dar com os burros nágua e vai figurar na rabeira dos resultados da urna, correndo o risco de ser ridicularizado e chamado de ruim de voto.

Aí, aparecem as "novidades" de nomes das urnas, até então praticamente anônimos, sem envolvimento com movimentos sociais e outros procedimentos da sociedade civil organizada. Não é necessário citar nomes, a maioria de nós sabe de vários deles. Ao analisar nome por nome dos eleitos, muitos deles tem alguma coisa a ver com a máquina pública, seja na engrenagem municipal ou estadual ou a grupos econômicos e/ou financeiros. Em ambos os casos, nos bastidores são celebrados os acordos, dos quais é arriscado fugir deles, e na justa razão esse comprometimento, cumplicidade ou aliança pouco ou nada tem a ver com o interesse da população. No exercício do mandato, a fatura certamente será apresentada e a cobrança muito severa.

Infelizmente a memória da população é curta. Mas aquele eleitor que tiver um pouco de paciência ou interesse poderá constatar isso no decorrer dos próximos 4 anos, ao acompanhar o desempenho dos eleitos. A população de Campos, principalmente aquela que não vendeu o voto não poderá ficar calada e de uma forma minimamente organizada, deverá manifestarl-se seja no plenário da Câmara ou através daqueles eventos semelhantes ao "Chega de Palhaçada". Um facilitador é a expansão da Rede Blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que os nossos vereadores eleitos assumam o compromisso de legislar em favor da nossa população,ultimamente ou melhor desde sempre nossa população anda sendo usurpada pelas classes políticas.

Seguidores

Quem sou eu