sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Fundecam - O que é e para quem?

No último concurso feito pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, a cidade experimentou um dia totalmente atípico. O trânsito foi totalmente alterado, chegando a influenciar a BR-101, na altura da Estrada do Contorno. E olha que a General Dutra, está fechada. E isso há mais de 6 meses. Quem chegava à cidade só pode saber do que se tratava, quando passava em frente aos locais aonde estavam sendo realizadas as provas para as vagas para o HGG. Estimou-se em torno de 30 mil candidatos. Que bom se todos esses cargos, hoje terceirizados, fossem oficializados através de Concursos. As pessoas teriam mais garantia no emprego e maior independência. Não precisariam beijar as mãos daqueles que os indicaram, nem serem obrigados a neles votar.

Os jornais da cidade, principalmente aquele que parece ser o verdadeiro Diário Oficial do Município, pela propaganda que faz e pela parcialidade que dão às notícias, tem anunciado a chegada de várias Indústrias e, a cada anúncio, centenas de vagas de empregos são criadas.

Mas tem uma coisa que nos deixa curiosos. Nunca se viu nenhum edital de convocação para preenchimento dessas vagas. Nem tão pouco se viu alguma aglomeração em frente àquelas Indústrias. Quem se colocar durante o dia em frente a essas Indústrias, será que vai de defrontar com aquele visivel movimento de entre e sai de pessoas, principalmente no horário da troca de turnos, como ocorre nos grandes centros industriais. Tudo parece muito silencioso, quase virtual.

Um beneficiado dos financiamentos do Fundo, chegou a dizer ¨dinheiro barato assim, não se acha em nenhum lugar do mundo¨. Aí vem outra dúvida. Esse tipo de Fundo tem que ter, no mínimo o retorno financeiro para não quebrar. Quem é que fiscaliza se há ou não inadimplência. Seria a Câmara Municipal? Sabe-se que, com exceção dos vereadores Nelson Nahim, Geraldo Venâncio, Edson Batista e, apesar do cargo de ocupa, Marcos Bacelar, os outros não estão em condições de fazer qualquer tipo de cobrança, uma vez que participal do ¨bloco de apoio¨.

Seria algum Conselho, mas qual e quem é que dele participa. Só se sabe que essa caixa é fechada e não se sabe qual a cor dela.

Esse Fundo, criado por Arnaldo Vianna, quando Prefeito, tem na sua implantação, uma excelente idéia. A sua condução é que parece estar carecendo de um melhor e maior controle por parte da população que dele também é dona.

Um comentário:

Wanderson Barbosa disse...

Direto ao assunto
Agora que muitas empresas estão de olho em SJB as oportunidades de empregos vão surgir átona e quem vai ocupar essas vagas? Nos os jovens de SJB ? especialistas em pesca? Não realmente não vai ser nem um de nos, porque a maior parte dos jovens não tem um simples curso de RADIO OPERADOR, GUINDASTEIRO, TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, SOLDADOR...

Este comentário é para ver se tem como a PREFEITURA DE SJB fazer um convenio com o SENAI / SEBRAI ou alguma EMPRESA para que nós os jovens de SJB posamos ocupar uma das inúmeras vagas que já estão surgindo aqui em nossa cidade.

Seguidores

Loading...