Após alguns dias fora do ar, devido a problemas com virus, imagino eu, estamos retornando às nossas postagens. E é com um pouco de atraso, que estamos registrando o resultado das eleições internas no Partido dos Trabalhadores, referente ao Diretório Municipal de Campos dos Goytacazes. O companheiro Eduardo Peixoto, é o novo presidente da sigla, com os seus 415 votos. Em segundo lugar, a chapa que eu encabecei, chamada "Bote essa estrela no peito, ficou com 137 votos (sendo 157 para Presidente), em terceiro lugar, Fábio Siqueira conseguiu 40 votos, contrta os 35 de Adão Elias. A Eduardo, nossas congratulações. Ao meu ver ser Presidente do PT é um desafio, tendo em vista que muita coisa tem que ser feita, no sentido de recuperar a militância e construir uma nova militância, que vá alavancar o Partido para os projetos de 2010 e 2012. E sobre isso eu conversei com o Eduardo, assim terminaram as apurações. A posse da nova diretoria irá acontecer no mês de fevereiro-2010.
sábado, 28 de novembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
NOVOS VEREADORES SÓ EM 2012
Por oito votos a um (esse voto do Ministro Eros Graus), o STF julgou ontem o processo da PEC dos suplentes de vereadores. Com esse resultado, a alteração nas Câmaras Municipais só poderá ocorrer a partir de 2012, porque o Tribunal entendeu que não há efeito retroativo para o Projeto que foi aprovado em Setembro pelo Congresso. Votaram contra a PEC os Ministros Ricardo Lewandowski, José Antonio Dias Toffoli, Carlos Ayres Brito, Antonio Peluzo, Marco Aurélio Melo e Celso de Melo e o Presidente do Tribunal Gilmar Mendes.
"Definir-se que uma regra fixada no presente pode impor modificação de um processo passado e acabado e para o qual a Constituição impõe que se respeite definição legislativa vigente pelo menos um ano antes do pleito parece não apenas contrariar um dispositivo constitucional. Descortina-se a possibilidade de haver descumprimento de todo o sistema jurídico, cuja lógica de guarda pela integração de todas as normas que o compõe", afirmou a Ministra Carmen Lucia (foto).
Uma ação semelhante movida pela OAB ainda está aguardando o seu julgamento.
Como alteração da quantidade de vereadores não é possível ainda neste mandato, vamos torcer que pelo menos a sua qualidade melhore no desempenho de suas funções.
domingo, 8 de novembro de 2009
O PRÓXIMO PRESIDENTE DO PARTIDO
No próximo dia 22 de novembro, o Partido dos Trabalhadores vai eleger o seu novo Presidente, que junto com o novo Diretório Municipal, vai comandar a sigla pelos próximos 3 anos, ocasião em que o Partido vai completar 30 anos de fundação e, apesar disso, ainda não conseguiu o seu objetivo maior que é a conquista da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.
Parece que alguma coisa deu errada e alguns equívocos foram cometidos. Muitas das lideranças que participaram do Muda Campos, há vinte anos, foram embora para casa, se afastando do convívio com a militância que, também por sua vez, se disperçou desanimada e muitos deles hoje vestem outras camisas e portam outras bandeiras. Onde foram para os cursos de formação politica, de oratória. Por que perdemos os contatos que tínhamos com os movimentos sociais.
O novo Presidente do PT terá que ter a capacidade de oxigenar o Partido, promover a reconquista da sua militância e o prestígio às novas lideranças que surgem. O partido tem que estar aberto, ensejando o debate onde os conceitos dos cultos e dos práticos se fundam produzindo grandes idéias e projetos. É preciso criar atrativos para que aquelas lideranças e muitos outros possam retornar e dar a sua contribuição para essa nova jornada.
O novo Presidente tem que ter o sentimento de um Partido solidário, onde o prestígio a sua militância venha em primeiro plano e que os motive à grandes caminhadas. Não se justifica estarmos findando dois mandatos na Presidencia de um País e termos uma militância desmotivada, desprestigiada e carente Ele terá que promover e apoiar a juventude petista, com um olhar para o futuro, produzindo excelentes peças de reposição. Já a partir de janeiro de 2010, promover as condições para que os nomes para 2010 e 2012 sejam conhecidos. É recomendado que nesse ônibus em direção aos grandes projetos do Partido, contenhamos a ansiedade de sentar-se à janela e que esse privilégio seja conquistado no trabalho e no debate para que as defecções sejam mínimas e que a caminhada seja de todos em busca do mesmo objetivo.
O atual Diretório tem que passar por algumas reformulações e por organização. Por sugestão nossa, o atual Presidente acatou a nossa idéia de se fazer concomitantemente com as eleições, um recadastramente dos filiados votantes, para que a próxima Executiva possa ter condições de elaborar seus projetos, com um banco de dados que hoje não existe. É necessário que os filiados frequentem o Partido e mesmo que não tenham direito ao voto, que tenham chance da sua voz ser ouvida.
O Próximo Presidente e seu Diretório terá pela frente um grande desafio que é a continuação do Projeto Lula que deu certo através da eleição da Dilma. Portanto, militância, dia 22 de novembro, munido de um documento de identificação, compareça ao Diretório, na Av. Alberto Torrres, 68 e exerça o seu direito de escolher o que for o melhor para o Partido dos Trabalhadores.
Assinar:
Postagens (Atom)