quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MINISTRO EDSON SANTOS EM CAMPOS AMANHÃ



O Ministro da Secretaria Especial de Politica de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos(PT-RJ) vai estar amanhã, quinta-feira, em Campos. Às 11 horas manhã, tem encontro marcado com a Prefeita Rosinha Garotinho, quando o Município assina o termo de adesão ao FORUM INTERGOVERNAMENTAL relacionado aos Quilombolas, Assentados, Pescadores e Indígenas. Esta adesão poderá facilitar o atendimento às famílias quilombolas do Município, onde já existe parceria com a Fundação Nacinal de Saúde para o Saneamento Básico. Depois do encontro o Ministro manterá contatos com lideranças locais do Partido dos Trabalhadores. Nessa visita ao município,o Ministro será acompanhado pelo representante do Movimento Negro de Campos, o companheiro Cândido.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ACONTECEU


Neste dia, em 1955, nasceu o juiz espanhol Baltasar Garzon.Garzón ficou conhecido mundialmente ao emitir uma ordem de prisão em desfavor do ex-presidente do Chile Augusto Pinochet pela morte e tortura de cidadãos espanhóis. Utilizou como base o relatório da Comissão Chilena da Verdade (1990-1991).

domingo, 25 de outubro de 2009

FELIX PARTICIPA DE ENTREVISTA NA CONTINENTAL


A convite do apresentador Cláudio Nogueira, da emissora Continental, o candidato a Presidente do Partido dos Trabalhadores, Félix Manhães, representante da corrente Mensagem ao Partido, participa nesta segunda-feira, dia 26, às 9.30 horas de entrevista naquele programa matutino. Segundo o apresentador, os outros candidatos serão convidados também para entrevistas.

ACONTECEU


Neste dia, 25 de outubro, em 1495, faleceu o rei de Portugal D. João II, o Príncipe Perfeito.João II foi um grande defensor da política de exploração atlântica iniciada pelo seu tio-avô Henrique. Os descobrimentos portugueses serão a sua prioridade governamental, bem como a busca do caminho marítimo para a Índia. Durante o seu reinado conseguiram-se os seguintes feitos:

1484 – Diogo Cão descobre a foz do Rio Congo e explora a costa da Namíbia

1488 – Bartolomeu Dias cruza o Cabo da Boa Esperança, tornando-se no primeiro europeu a navegar no Oceano Índico vindo de oeste

1493 – Álvaro de Caminha inicia a colonização das ilhas de São Tomé e Príncipe e são enviadas expedições por terra lideradas por Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva ao Cairo, Adém, Ormuz, Sofala e Abissínia, a terra do lendário Preste João, donde enviam relatórios sobre essas paragens, ficando D. João II com a certeza de poder atingir a Índia por mar.

sábado, 24 de outubro de 2009

NARIZ, UMA GRANDE ARMA CONTRA A DROGA


Está virando rotina você olhar um jornal da cidade e ver estampado em suas primeiras páginas, manchetes anunciando a morte de jovens, a maioria deles até menores, vítimas da violência que tem no tráfico e nas drogas a sua maior motivação. Muito se discute sobre a liberação ou não do uso de entorpecentes, como medida paliativa para resolver essa violência.  No entanto, um tema que deveria fazer parte desse debate sério é a questão do seu consumo por pessoas que diretamente não estão envolvidas com o contrabando, aviciamento e comércio, porém através do consumo próprio, mantido pelo seu robusto poder aquisitivo, são uma mola propulsora e importante para o fomento do tráfico de drogas e armas e todos os seus violentos desdobramentos. Nessa hora, a família, a igreja e a sociedade como um todo devem produzir um mutirão para a redução ou a  total abstinência. Sem nariz, não tem consumo, sem consumo não tráfico, sem trafico, não tem violência. Não dá para se esgoelar, em discurso, esticar a veia do pescoço, com as ventas escorrendo.

TESOURO PERDIDO

Nas últimas eleições municipais de Campos dos Goytacazes, do total de 322.839 eleitores aptos, compareceram às 983 seções de votação 265.318 eleitores(uma abstenção de 17,82). Dos que compareceram 4.007 votaram em branco e 11.718 anularam seus votos.
Somando-se a isso aqueles eleitores que comparecem às urnas porque apesar de não ter um candidato da sua preferência, optam pelo menos pior, ou pela simples alternância do poder, chegamos à conclusão que mais de 50% dos eleitores não tem no cenário político local uma alternativa de voto ideal para resolver os problemas crônicos de uma população pobre que habita uma cidade rica.
Além disso, sabemos que 70% do contingente eleitoral não vive às expensas da Prefeitura e na sua maioria não vende seus votos. Essa premissa aponta aos políticos locais que existe um tesouro político a ser conquistado. Quem se candidata a garimpar esse tesouro.
Ferramentas necessárias para essa empreitada. Passado limpo, densidade eleitoral e a capacidade como gestor público. Como vantagens poderíamos apontar o baixo custo operacional, além da garantia de que às suas portas não irão bater as palmas do Ministério Público nem as botinas da Polícia Federal.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

QUEM DISSE QUE O INDIO QUER

Sob a responsabilidade da FUNAI, está sendo formada uma expedição que vai enveredar pelo sudoeste de Amazonas, no vale do Javari, onde devem existir diversas aldeias de índios que ainda não tiveram contato com o homem branco e a sua "civilização". Esses índios estão naquela região há milhares de anos, talvez milênios, adaptados, saudáveis, felizes. Quem disse que eles querem a "proteção" do homem branco. Normalmente com essa aproximação, vem o desmatamento, as doenças, o garimpo, enfim, toda uma tungagem do que sempre foi do índio e que nunca precisou da aproximação do homem branco. Torcemos para que essa expedição nunca os encontre.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ATIVANDO A MODERAÇÃO

A partir desta postagem, estamos ativando o dispositivo de moderação do nosso "CONVERSANDO". Enquanto alguns comentários desairosos são emitidos contra a nossa pessoa, dá para encarar, ate porque nossa melhor conselheira é a nossa consciencia. No entanto, quando alguns comentários anonimos são produzidos contra terceiros, este fato nos obriga a tomar essa atitude. Como temos a intenção de continuar a nossa simples contribuição para o debate na Rede Blog, vamos seguir em frente, pedindo a compreensão aos nossos leitores.

domingo, 18 de outubro de 2009

DEBATE DO PT APONTA PARA NOVOS RUMOS

Foi bastante concorrido o debate dos candidados à Presidência Estadual do Partido dos Trabalhadores. Compareceram ao audítório do Sindicato dos Petroleiros, os candidados Luiz Sergio, Lourival Casula, e o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Mesquita, Tafarel. Os candidatos Bismark e Waldeck Carneiro não compareceram ao debate, justificando as suas ausências. Algumas caravanas de municípios vizinhos, como Quissamã e São Fidélis se fizeram presentes ao encontro. A tônica do debate versou sobre a expectativa de ter ou não candidatura própria ao Governo do Estado do Rio, além da necessidade de uma reflexão profunda, como disse o candidato a Presidência do PT de Campos, Félix Manhães, "alguns equívocos estão sendo praticados por nós, principalmente de Campos e da Regional. Vamos completar 30 anos de partido e ainda não conseguimos chegar às Prefeituras dessas duas importantes cidades. Aqui entre nós está o futuro presidente Estadual e Municipal. É inconcebível que esses futuros companheiros cometam equívocos insanáveis como aquele em que tiveram a infeliz idéia de trazer ministros do Lula, em 2004, para apoiar a candidatura de Mocaiber, enquanto nós tínhamos a candidatura própria do Dr. Mackhoul". Além do Candidado da Mensagem ao Partido, Félix Manhães, também se fizeram presentes os candidatos Adão Elias, Eduardo Peixoto e o companheiro Fábio Siqueira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DEBATE DE CANDIDATOS A PRESIDENTE DO PT


No próximo domingo,dia 18, às 9 horas, no Auditorio do Sindicato dos Petroleiros, localizado à Av. 28 de Março, acontecerá o debate dos candidatos a Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores. O vereador Waldeck Carneiro de Niterói será um dos debatedores. Ele representa a corrente "Mensagem ao Partido", que tem como candidato ao PT Nacional o Deputado Federal por São Paulo, José Eduardo Cardozo e pelo Diretório Municipal de Campos dos Goytacazes, Félix Manhães. Além do representante da Mensagem ao Partido, Waldeck Carneir, também participarão dos debates, o Deputado Luiz Sérgio, o vereador por Mesquita André Tafarel, Bismark Alcântara, além de Lourival Casulo. Está convidada toda a militância do partido.

domingo, 11 de outubro de 2009

RESPOSTA DE DIREITO

Na última edição do jornal "O Diário" a vereadora Odisseia de Carvalho, em entrevista, fez alusão ao nome de Félix Manhães, que teria apoiado a Prefeita Rosinha Garotinho. Cabe esclarecer que naquela eleição, havia colocado em meu blog, a minha opinião sobre as eleições municipais de 2008, em segundo turno, da minha preferência pelas propostas dos candidatos em disputa. Além disso, não se pode esquecer que ela foi um das companheiras dentro do Partido que inviabilizaram a nossa candidatura própria através do Dr. Mackhoul, colocado pelas pesquisas como forte candidato ao segundo turno. Esse fato, ocorreu não em palanque, mas dentro do meu direito de opinião, em um espaço que é meu. No entanto, na mesma entrevista, a vereadora sonegou a informação que na eleição de 2004 ela, seu marido Eduardo Peixoto, hoje candidato a Presidente do PT, não só vestiram a camisa do Paulo Feijó, como também subiram no seu palanque, enquanto tínhamos uma candidatura própria com o Dr. Mackhoul, que apesar de todas as conspirações, chegou a quase 35 mil votos.

domingo, 4 de outubro de 2009

DEVOLUÇÃO DO PREMIO NOBEL DA PAZ


Quase na mesma hora em que o Prêmio Nobel da Paz é destinado ao Presidente Americano, os Estados Unidos jogam pesados explosivos sobre a superfície lunar. Imaginemos que naquela cratera tenha alguma forma de vida. Que maneira estranha do Tio Obama Sam comemorar ou agradecer tamanha homenagem. É a velha e paquidermica sensibilidade dos cientistas americanos. Depois de Hiroxima e Nagasaki, resolveram fazer novos experimentos explosivos na Lua. Por que não o fizeram quando da sua visita há mais de cinquenta anos. Isso não vai ficar barato não. Terrestres, vivam, caminhem, matem a sua sede, inclusive de saber, mas não deixem de prestar a atenção no espaço. Vai ter troco. Tal absurdo em nome da ciência, se meter a besta para ver se tem água na lua, não há argumento científico que justifique tal aberração, enquanto não conseguimos preservar a água potável do nosso planeta.

HOJE É O DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Oração pela Paz
Atribuída a São Francisco

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.


Cântico do Irmão Sol
São Francisco de Assis

sábado, 3 de outubro de 2009

NOSSOS ÍDOLOS MORRERAM DE OVERDOSE


A escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 provocou na população brasileira, principalmente a do Estado do Rio, uma sensação de extremo bem-estar, de alegria - um verdadeiro afago no ego tão desgastado por tantos fatos que provocam a nossa desilusão e o nosso desânimo. Apesar das suas mazelas e a violência que culmina em 2009 todo um processo das omissões de inúmeros governos, a cidade Maravilhosa conseguiu desbancar outras três candidatas,que a exemplo do Lula, se fizeram representar por verdadeiros expoentes mundiais, dentre eles destacando o próprio Obama. Madri, Tokyo e Chicago já são vistos pelo retrovisor. É o Rio, é o Brasil.
Ao mesmo tempo em que a ressaca da auto estima teima em não querer cessar, passa por nossas cabeças a evidente carência do povo brasileiro, que se apega de unhas e dentes a essas conquistas por se ressentir da falta de verdadeiros ídolos e por não ter que se contentar apenas com os Bam-Bans dos Big-Brother's, a fazer apologia das imbecilidades e a falta de gosto, além da sina dos Zinas que até já não nos provocam mais tanto pânico.

Seguidores

Quem sou eu