segunda-feira, 30 de junho de 2008

Não Contem Comigo


Acabo de sair da Convenção do PT, onde coube a mim fazer a defesa contra a Aliança com o PDT de Arnaldo Viana. Quero adiantar para os meus severos críticos que não foi apenas uma estratégia para dar verniz democrática aos debates, não. É questão de juizo de valor, mesmo. A cidade vive hoje uma situação que não é meramente política, mas uma situação de polícia, como demonstram os últimos fatos. Não é à toa que alguns auxiliares do atual governo ainda continuam presos apesar de todos os recursos tentados em todas as intâncias. Além disso, novas denúncias do Ministério Público estão a caminho e novos desenlaces podem ainda acontecer. Como sabemos que PDT e PSB são a mesma coisa, é temerosa a expectativa quanto aos destinos do Município pelos próxmos 4 anose o Partido, contra anossa vontade vai estar junto. Apesar da nossa defesa e da intervenção muito eficiente e oportuna do Companheiro Fábio Siqueira, fomos vencidos por 44 a 33 votos. Quero adiantar. Não contem comigo para sair de casa para fazer política por esse tipo de aliança. Uma coisa é pragmatismo outra é a permissividade com o pior modelo de gestão pública para o nosso Município.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Reunião da Executiva


Está marcada para as 9 horas de hoje, uma reunião da Executiva do Partido dos Trabalhadores, para analisar e decidir rumos e fazer o pre fechamento da sua campanha eleitoral 2008. Na reunião de ontem, alguns companheiros, aí se inclui de outros partidos presentes apelaram para o Paulo Feijó, no sentido de que ele aceitasse essa composição com o PT, na Vice. Segundo alguns, incluindo do PSDB, em assim ele procedendo, quem sabe ali estaria sendo selado um acordo para em 2010 ele ser um dos deputados federais mais votados da Região. Tem sentido a proposta, até pela característica do perfil dele como Legislador atuante enquanto esteve Deputado Federal.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Dividindo riquezas


De acordo com 12º Relatório Anual sobre a Riqueza Mundial, realizado pelo Merrill Lynch e CapGemini, o Brasil foi o terceiro país do mundo a registrar o maior crescimento do número de pessoas que possuem ativos financeiros no valor de pelo menos US$ 1 milhão em 2007. Isso foi ocasionado pela expansão da economia de 5,4%, aumento dos investimentos das empresas e incremento do mercado de capitais, proporcionado uma elevação de 43,65% do Ibovespa, que é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, no ano passado. Assim, o número de pessoas que possuem grandes fortunas no País subiu de 120 mil em 2006 para 143 mil, uma expansão de 19,16%. Quantos em Campos passaram a fazer parte desta estatística e a origem desses novos milionários tem alguma coisa a ver com a Política?

domingo, 22 de junho de 2008

Nas mãos do eleitor


O tempo de conversar, compor, convergir, projetar, está se esgotando. Vários partidos estão fazendo reuniões diárias, na expectativa do sucesso eleitoral. Depois do dia 30, a sorte de Campos dos Goytacazes, por mais 4 anos, estará lançada. As expectativas continuam as mesmas. Serão mais 4 anos a serem somados aos muitos que já demos como perdidos ou vai haver a possibilidade de, a partir de janeiro de 2009, estartar um grande projeto de recuperação desse tempo perdido.

Para o novo gestor, muito tem que ser produzido e um dos ítens mais importantes para essa nova gestão, é o fim definitivo da corrupção e do desvio dos recursos públicos. Feito isso, vai sobrar médico nos ambulatórios e hospitais, remédios nas farmácias e uma população preventivamente com mais saúde. Na educação, a expectativa é de menos suntuosidade nos softwares e prédios das escolas e maior prestígio aqueles que tem a incumbência de ensinar, dando-lhes melhores condições de trabalho e remuneração. Maior qualidade e quantidade no material didático, uniformes e merenda vai certamente produzir melhoria nos índices pífios que a Educação apresenta no Município. E por aí vai todo um processo de recuperação do tempo perdido. Os postos de trabalho terão que ser menos virtuais e as empresas mais sólidas e responsabilizadas pelos recursos públicos nelas investidos. Enfim, a cidade poderá crescer, socializando esse desenvolvimento para toda a população.

As pesquisas mostram uma grande insatisfação da população com os políticos que até agora comandaram a administração da cidade e a expectativa de mudança é muito grande. Todavia, outros aspectos tem que ser considerados e são desanimadores.

Com a falência e submissão da instituição Câmara Municipal , quase toda ela cooptada pelo Executivo, evidenciada pelo silêncio sepulcral dos seus representantes se esperava da Justiça Eleitoral maior rigor na aceitação ou não dos candidatos que tem ficha suja. No entanto, há interpretação diferenciada entre as suas instâncias. Uma acha que deveria impedir no ato do registro a candidatura desses candidatos. Outra, entende que para se respeitar o preceito constitucional da ampla defesa, esse registro só pode ser negado depois dos processos terem sido transitado em julgado. Com isso, fica evidenciado que a maior parte dos candidatos com ficha suja, terão garantido, mesmo que sob recurso, o registro da sua candidatura. Quanto ao transitado em julgado, como a Justiça é extremamente lenta e muitas das vezes essa morosidade é provocada pelos recursos que a própria lei criou para os réus, todo mundo sabe que a maioria dos julgamentos, quando ocorrem, o político já não está mais no cargo ou até vivo.

Outro aspecto que desanima, como grande impeditivo para uma possível alternância do poder, aconteceu nesta semana. A Justiça acaba de anular as medidas produzidas pelo TAC que o Prefeito Roberto Henrique, em obediência à mesma Justiça, promoveu nos 43 dias em que esteve à frente da Prefeitura. Não que sejamos contra o emprego,mas a forma que esses postos de trabalho foram criados, à revelia dos concursos públicos. Mas a manutenção desses quase 15 mil terceirizados até janeiro de 2009, é a dúvida se alguma coisa irá mudar. A conta é simples, cada um terceirizado vai ter a obrigação de votar e arrumar mais 3 votos. Aí o candidato da máquina já sai com o mínimo de 60 mil votos. Para convencer os outros, os meios já são conhecidos de todos. Vai ser necessária uma fiscalização muito rigorosa. E, além disso, torcer para que essa indefinição se reverta na escolha do novo para comandar uma administração mais séria para os próximos anos. Áí, inevitavelmente, estaremos nas mãos dos eleitores. É torcer que os últimos acontecimentos na cidade os convençam da necessidade dessa mudança.

Vaga da Série D

O Americano não conseguiu manter a sua invencibilidade em jogos realizados em seu estádio. Na decisão contra o Nova Iguaçu, foi derrotado pelo placar de 3 x 2. Como havia perdido o primeiro jogo, fora de casa, ele ficou com o Vice da Copa Rio. Apesar do resultado adverso, conseguiu garantir o seu nome no Campeonato Brasileiro de 2009, na série D. Mesmo assim, merece elegios não só o trabalho do treinador Tonino Andrade, como o da meninada que começa a despontar no Alvi Negro do Parque Tamandaré. Agora é cuidar da cabeça e das pernas da garotada e investir neles. Prometem. Parabéns.

sábado, 21 de junho de 2008

Começou a Decisão da Copa Rio


Começou neste instante a segunda partida da equipe do Americano, contra o Nova Iguaçu, na disputa do título da Copa Rio. Naprimeira partida, a equipe serrana ganhou por 1 gol a 0. Para o campeão, a chance de disputar a Copa Brasil de 2009, enquanto que para o Vice a possibilidade de participar do Campeonato Brasileiro, série D. Eis a escalação, conforme informação do Jornal "O Diário"

Espírito de Renúncia

Temos acompanhado as negociações que acontecem dentro das construções possíveis para a política de Campos. Um aspecto interessante é a sedução que o poder opera nas pessoas, as impedindo de por em prática uma virtude interessante que é a renúncia. Não é a atitude que se toma quando um político é apanhado cometendo algum delito, abre mão do cargo que o povo lhe conferiu através do voto, para fugir de uma cassação de seus direitos políticos por diversos anos, mas sim aquela que se toma quando a proposta do outro e esse próprio outro tem a melhor condição de ter êxito com essas propostas. É sempre a mesma ladainha. O PROJETO - tem que ser o melhor. O PARTIDO - tem que ser o ideal e o CANDIDATO tem que ser o melhor - desde que EU.
Aí, o que se vê é muita gente em autênticos trabalhos lobistas, tentando se cacifar ou produzir um novo verniz para uma reinserção em um cenário político, do qual já deu a sua contribuição e o próprio histórico se encarregou de lhe avisar que o seu tempo já passou. Como em política tudo é reflexivo, tudo que nela se prodruz um dia volta contra os que estão a sua volta e também contra si, o ideal é que as pessoas tenham os seus projetos políticos, mas neles tem que estar inserido o ingrediente coletivo, povo.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vale a Pena Ver de Novo


No Dia dos Namorados, a minha homenagema


UMA GUERREIRA


Hoje amanheci e me deparei com aquela figura feminina. Em pé, frente ao fogão, um pouco envolvida com o esvoaçar da fumaça do cheiroso café, ela nem parecia chateada com aquela rotina que se repete há mais de 14 anos.Ela já havia me antecipado e ido à padaria, trazendo o pão quente e as outras guloseimas acessórias que o dinheiro curto, às vezes, proporciona. Me deu uma vontade muito grande de abraçá-la. Mas não o fiz. Achei que não teria o correspondente discurso para acompanhar o gesto.Aí resolvi vir ao meu bloco de anotações para tentar dizer a ela alguma coisa. Você parece uma predestinada. Parece que a Divindade lhe confiou neste mundo inóspito uma missão muito dignificante. Tem sido assim com voce. Já frequentou ambientes glamurosos de alegres festas e falsas alegrias.Na minha vida, um pouco mais sem aquele brilho, você chegou, não foi por um acaso. Alguma coisa estava escrita em que um acordo lhe confiara mais essa missão. Voce, embora não perceba e a própria rotina das adversidades da vida se encarregam de mascarar essa realidade, já alcançou e resgatou muita coisa, das quais eu sou testemunha e você, se parar para pensar, sabe. E é nesse descompasso entre o físico e o mental que resolvi hoje te homenagear. Você é uma guerreira, que não teme a guerra. . Mas, ao contrário, frequenta o campo de batalha, em busca vidas, de projetos e almas. Aqui neste plano, saiba, você talvez não tenha toda a paga pelo que você é e produz. Mas tenho a certeza, o prêmio maior está reservado para aquela que oferece honestidade e lealdade para aqueles com quem caminhas.Um abraço que não dei, um beijo que certamente lhe darei e o reconhecimento que sempre terei com você, Suely Artiles da Silva, minha companheira de vida e lutas.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Vale a pena ver de Novo

"GANHEI O MEU DIA"

Hoje recebi em minha casa uma visita de alguém que me fez ganhar o dia. Há algum tempo que não o via. Enquanto o cumprimentava, me vieram à mente os quase 30 anos que caminhamos juntos em jornadas das mais difíceis. Um dia, ele comandou por 15 dias uma greve que foi programada pelas Centrais Sindicais mas que, no final, só nós companheiros da antiga TELERJ de Campos a fizemos. Ele enfrentou a polícia, foi agredido, mas encerrou dignamente aquele movimento, com muitos companheiros cantando o Hino Nacional.Começava surgir ali uma grande liderança sindical. Daquelas que brigava pelos outros, sem pedir nada para si. Devolveu aos empregados da TELERJ o respeito da Chefia e a valorização do seu trabalho. Marchou com outros sindicalistas, como Wilson, Eder, Solange, Abel, Eulálio, Paulinho Cachinguele, Walace, Rafanelle... criando o movimento Sindical de Campos, infelizmente hoje tão silencioso. Designado pelo então Prefeito da época, Arnaldo Viana, para presidir um Movimento para o Desenvolvimento de Campos, ele o fez com zelo e desapego. Quando percebeu que com a doença do Prefeito o movimento tinha se esvaziado, ele entregou a função, diga-se de passagem não remunerada, por não concordar com a influência da Primeira Dama.Quando apresentávamos o Programa "Tribuna Livre" da Rádio Continental, ele organizou a Campanha "Em Busca da Luz", em benefício do então menino Wagner, filho do Toninho da CEF e outros portadores da retinose pigmentar. Além das doações feitas por ocasião de um show na Praça São Salvador, ele conseguiu através do Programa da Xuxa, a doação de 30 mil reais, o que possibilitou a ida à Cuba de Wagner, Ricardo Lavalhos e a destinação do saldo para outro portador da mesma deficiência também poder viajar para Cuba.Quando foram colocadas em suas mãos duas vagas para Juiz Classista, ele ao invés de pegar uma para si, já que assim tinha sido disponibilizada, não o fêz. Ao contrário, entregou uma para Aquino, seu companheiro de Diretoria do Sindicato dos Telefônicos e a outra para o companheiro Eulálio.De outra feita, apareceram várias oportunidades para Congressos Internacionais de Trabalhadores. O normal seria que ele viajasse. Mais uma vez, ele as repassou para outros companheiros. Numa dessas oportunidades, esse humilde bloguista, oriundo da Baixada da Égua -( leia-se Retiro, localidade próxima à Barra do Furado) teve a grande oportunidade de conhecer boa parte da Europa (Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, Grécia), além dos Estados Unidos e da Costa Rica, na América Central.Ele sempre foi assim, não tinha vergonha de pedir. E sempre para os outros.Segundo ele o máximo que poderia acontecer seria um não. Em outra oportunidade, quando José de Castro era então Presidente da TELERJ, ele conseguiu articular a vinda, de forma pioneira, do Telefone Celular para Campos (aquele que era chamado de tijolão). Poucas cidades do interior o tinha. Campos foi a primeira.Hoje, em sua visita, sabedor que ele atravessa, como muitos, por dificuldades financeiras, lembrei-me de que o cargo de Coordenador da Farmácia Popular do Governo do Estado em Campos, que lhe fora oferecido, foi indicado por ele para a filha de um companheiro de sindicato. Mais uma vez ele pensou nos outros. E é por isso que hoje, pensando em você, me motivei a voltar ao meu Blog para lhe prestar esta simples homenagem. Saiba meu companheiro que tem Alguém te observando e que vai te dar muita coisa, desta vez sem voce pedir, porque é fruto do seu merecimento, meu amigo e companheiro Antonio Roberto Chaves da Fonseca, meu caro DEGAS, tenho muito orgulho de ter voce como amigo.

domingo, 8 de junho de 2008

Política com o Fígado


Minha última postagem neste espaço data de 05.06. Durante esses dias estivemos debatendo e espiando outros blogs. Continuamos entendendo a eficiência e a utilidade desses espaços de mídia alternativa para se conversar e se convencer das coisas que dizem respeito a nossa cidade. Fizemos isso e, mesmo nessa limitada capacidade (segundo apregoam) continuamos dispostos a participar dos debates. Além disso, achamos que faltou em alguns a capacidade de tocar o debate sem perder as estribeiras, a linha, o decôro. Companheiros sem paciência e com preconceito cultural, com pavio curto que fica mais curto ainda, quando se encondem no anonimato ou em pseudônimos sem cara nem endereços, apelando para ofensas pessoais, quando se veem frustrados nos seus projetos. Mas não vamos desanimar. O espaço continuará aberto para a proposição de idéias e do debate sério. Podem espiar o bastante. Mas faço um apelo, não julguem os outros por si próprios.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Construir uma Nova Câmara Municipal


A cidade de Campos é hoje um dos motivos por demais relevante para se sentir vergonha de dizer que nascemos ou moramos aqui. A operação Telhado de Vidro veio, como um tumor, fazer explodir toda uma situação de desmandos, corrupção, desvio de recursos, compra de votos, e vergonha que de há muito estava sendo investigada por instituições sérias do País, como Ministérios Público Federal e Estadual e a eficiente e séria Polícia Federal.

O que é de se lamentar é que enquanto isso, a Câmara Municipal que tem a finalidade principal fiscalizar os atos do Executivo e, através da sua própria postura, dar ao Município a condição de uma administração séria, idônea, a maior parte dos seus vereadores dormem um sono profundo, com vendas nos olhos, dando apoio irrestrito ao Prefeito, com a sua bancada do silêncio.

Será que os mesmos não sabiam das irregularidades que aconteciam em Campos. Se sabiam, é cumplicidade. Se não, não podem continuar a ser vereadores, nem sequer serem votados nas próximas eleições. A culpa de todo esse processo vergonhoso que serve inclusive para uma justificativa nacional da revisão das leis que normatizam a distribuição dos royalties, é unicamente deles.

É necessário que a população de Campos entenda que é oportuna a reforma da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, não no seu Prédio, que é majestoso, mas sim na quase totalidade dos seus vereadores. É necessário que resistam às ofertas que vão acontecer nas eleições e produzam essa mudança.

terça-feira, 3 de junho de 2008

ENCONTRO DO PT APROVA CANDIDATURA PRÓPRIA


No Encontro realizado hoje, às 19.00 horas, no Sindicato dos Bancários, 65 delegados do Partido dos Trabalhadores aprovaram, por unanimidade a proposta de Candidatura própria. Presente ao Encontro, estava o Dr. Makoul, o nome mais cotado para ser o candidato do Partido. No entanto, contados a partir de hoje, outros candidatos que tenham interesse em se lançar como pré-candidato, terão 5 dias úteis para apresentar seus nomes. Outra presença importante ao evento foi a de Roberto Moraes, nome também cogitado para pré-candidatura.

Seguidores

Quem sou eu